A empresa gaúcha de soluções sustentáveis em plástico, e a Inplac, produtora de embalagens plásticas flexíveis, desenvolveram um saco valvulado com percentual de resina reciclada pós-consumo em sua composição, utilizando a resina PCR produzida pela Plastiweber. A solução de embalagem, que é inédita no mercado, pode ser aproveitada por diferentes setores, como no segmento agro e na construção civil. O produto pode conter até 51% de resina plástica reciclada na composição.

 

No mercado agro, que vem aderindo a alternativas cada vez mais sustentáveis, o saco pode ser utilizado para embalar sementes e fertilizantes. O produto também serve para embalar resinas termoplásticas - já embala, por exemplo, as resinas termoplásticas Green Cycle, fabricadas pela Plastiweber - e, na construção civil, funciona para embalar materiais como cimentos e argamassas.

 

Com mais de 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e resinas recicladas, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho, além de resinas feitas com material reciclado para que outras companhias as apliquem em suas embalagens e produtos. Na parceria com a Inplac, a empresa gaúcha, sediada em Feliz, fornece a resina para a fabricação do saco valvulado.

 

Um dos objetivos da parceria é oferecer ao mercado uma nova solução mais sustentável, de excelência e em larga escala.

 

– Nós vimos na Inplac um grande parceiro para a produção de materiais, como os sacos valvulados com conteúdo PCR. Quando falamos com eles, isso foi prontamente atendido, também já era algo que queriam fazer. Para nós, foi bastante interessante porque estávamos procurando um parceiro e eles já tinham essa visão de uso de materiais sustentáveis. Tenho certeza que vamos colher muitos bons resultados daqui para frente – comenta o Head de Novos Negócios da Plastiweber, Lucas Pellenz. Pellenz complementa que toda a indústria pode se beneficiar com esse tipo de preocupação:

 

– Queremos trabalhar com cada vez mais marcas para gerar escala no uso de materiais reciclados e auxiliar diferentes segmentos do mercado na redução do impacto de suas embalagens. O paradigma de bater metas de uso de PCR somente com embalagens primárias precisa mudar, visto que as marcas ainda não perceberam que podem gerar um impacto real usando PCR em embalagens secundárias e terciárias. E essas soluções, que já existem, podem ajudar no cumprimento de metas ESG.

 

A Plastiweber construiu um ecossistema circular que envolve cooperativas, escolas, varejo, brand owners, projetos socioambientais, entre outros atores. As soluções desenvolvidas pela empresa já conquistaram reconhecimentos internacionais, como a certificação RecyClass e o WorldStar Award e prêmios nacionais, como o Plástico Sul e diferentes categorias da premiação Grandes Cases de Embalagem.