O plástico é um vilão ou uma solução para o nosso futuro?

O descarte incorreto dos resíduos criou um cenário negativo ao plástico. Segundo o Fórum Econômico Mundial, mais de 150 milhões de toneladas de plásticos foram contabilizadas nos oceanos.

 

Porém, o plástico não é o culpado desses dados, mas sim a forma como a sociedade, as empresas e os governos lidam com o assunto. Dessa forma, nós acreditamos que as embalagens plásticas são imprescindíveis para a economia e a melhor solução é o seu retorno à cadeia produtiva.

 

Como a economia circular se aplica no nosso trabalho:

A economia circular é um conceito que transforma resíduos em insumos para criar novos produtos. Seguindo esse princípio, todos os anos retiramos mais de 300 milhões de embalagens plásticas da sociedade por meio de clientes, catadores, cooperativas, supermercados e projetos sociais. Esses resíduos chegam aqui na nossa empresa, onde produzimos e distribuímos novas embalagens até 100% recicladas aos clientes. 

 

 

Atinja as metas de ESG da sua empresa com nossas embalagens: 

A sigla ESG representa os termos “meio ambiente”, “responsabilidade social” e “governança”. Segundo a ONU, as marcas que atendem os requisitos do ESG acabam aumentando sua lucratividade ao atuar de maneira mais responsável com o meio ambiente. 

 

Produzidas com até 100% de matéria-prima pós-consumo, nossos filmes Naturecycle garantem que a sua marca minimize seu impacto socioambiental e atinja as metas de ESG, além de auxiliar na transformação do futuro do planeta e das pessoas. 

 

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa: 

Criada pela Lei Federal 12.305/2010, a PNRS determina como meta primária o controle integrado de resíduos sólidos, sendo esta uma responsabilidade do poder público e das empresas. Em 12 de janeiro de 2022, o Presidente da República editou e promulgou o Decreto n. 10.936, que estabeleceu que todos os geradores de resíduos sólidos deverão propiciar a redução de no mínimo 22% das embalagens dispostas em aterros, o que representa a média de 3815,081 toneladas por dia.

 

Ao utilizar nossas soluções de embalagens, que são produzidas com até 100% de conteúdo PCR, você reduz seu impacto e atende mais facilmente a legislação.

 

 

Circularidade que transforma o futuro: 

A iniciativa Naturecycle entrega ao mercado embalagens certificadas de alto padrão e performance. Através da logística reversa, é a única reconhecida nacional e internacionalmente como uma solução em embalagens flexíveis produzidas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo.

 
 

O Naturecycle oferece muitas vantagens para toda a cadeia produtiva, como:

  • Atendimento a legislação

  • Fomento das cooperativas e associações de resíduos 

  • Projetos de educação ambiental 

  • Recursos para a saúde e a educação 

  • Embalagens com conteúdo PCR

  • Premiações nacionais e internacionais

  • Compra qualificada de sucata

  • Redução de gases do efeito estufa

  • Rastreabilidade de toda a cadeia

  • Logística reversa e upcycling de resíduos próprios 

 

Plastiweber na mídia:

Nossas soluções de embalagens nos colocaram em um papel de visibilidade na mídia nacional e internacional. Somente em 2022, portais como O Globo, Valor Econômico, IBTEC, Plástico News e Jornal do Comércio publicaram matérias sobre os nossos filmes. Nos artigos, o grande destaque foi para as ações positivas que promovemos para auxiliar na transformação do futuro. 

 

Qualidade certificada e mundialmente premiada:

Em 2022, conquistamos mais três prêmios importantíssimos para a área de embalagens. Através do projeto Naturecycle, vencemos a edição de 2022 do prêmio Worldstar Global Packaging Awards, que premia as embalagens mais inovadoras do planeta. 

 

Com o projeto Envelope 75% PCR para E-commerce, vencemos a categoria Conteúdo Reciclado - Indústria de Reciclagem do Prêmio Plástico Sul e a categoria Lançamento do 16º Prêmio Grandes Cases de Embalagem. No prêmio Grandes Cases, ainda conquistamos o troféu da categoria Redesign com a embalagem primária da Gerdau, que é produzida com 90% de conteúdo PCR.

 

 

Números que agregam valor:

Somente em 2022, transformamos 8.209,740 toneladas de plásticos em novos produtos, o que representa mais de 377 milhões de embalagens. Dessa forma, contribuímos com a geração dos seguintes benefícios socioambientais:

  • Redução de 16.419.480 kgCO2eq de gases do efeito estufa

  • Redução de 9.769.591 l de consumo de petróleo

  • Redução de 24.812.180 kWh de consumo de energia elétrica

  • Redução de 64.793.794 l de consumo de água nos processos

  • Redução de 8.209.76.98940 kg de plástico na natureza

  • Geração de 7.699.117 empregos diretos e indiretos

  • 20.000 kg de plásticos arrecadados pelo projeto Escola Sustentável

  • 12.000 crianças impactadas pelo projeto Escola Sustentável 

  • 6 cooperativas de resíduos impactadas pelo projeto Cooperativa + Circular